Skip links

ERROS FISCAIS CUSTAM CARO E PODEM SER EVITADOS COM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

O Escritório Crippa Rey Advogados, sempre atento às inovações legislativas, normativas e jurisprudenciais em matéria tributária e aduaneira, vem informar que se seus impostos não estiverem sendo analisados corretamente, sua empresa poderá sofrer um verdadeiro rombo no caixa. Estudos do Grupo AG Capital e do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) apontam que 95% das empresas pagam mais impostos do que realmente precisam.

Esse número alarmante volta a atenção para a necessidade de um planejamento tributário eficiente. Para negócios em crise, uma análise minuciosa e otimização da carga tributária pode ser a diferença entre a recuperação e o fechamento das portas.

O planejamento tributário consiste na análise e estruturação das obrigações fiscais de uma empresa para garantir que ela pague apenas os impostos necessários, sem desperdício ou aplicação de penalidades jurídicas para a companhia. Além de reduzir custos, essa estratégia permite que o empresário tenha maior visibilidade a longo prazo de suas obrigações fiscais, passo essencial para empresas que enfrentam dificuldades econômicas.

Muitas empresas se deparam com dificuldades financeiras não apenas pela redução do faturamento, mas também por pagarem mais impostos do é devido. Fazer a escolha errada do regime tributário, conduzir de forma desatualizada a realidade fiscal e o desconheceracerca dos incentivos fiscais podem aumentar os custos tributários em até 20% ao ano, valores que farão grande diferença no caixa de qualquer empresa.

A opção errada pelo regime tributário pode gerar custos excessivos e penalidades severas para uma empresa. Optar pelo Simples Nacional e descumprir os requisitos pode levar à exclusão do regime, bem como acobrança retroativa de impostos.

Já no regime do Lucro Presumido, se a margem real for inferior à presunção, a empresa pode pagar mais impostos do que deveria. O mesmo ocorrerá na opção pelo Lucro Real, onde erros na apuração do lucro poderão acarretar autuações fiscais e multas elevadas. Além disso, equívocos de enquadramento poderão acarretar juros sobre tributos atrasados e necessidade de retificações contábeis, onerando desnecessariamente seu empreendimento.

Ante os desafios tributários que as empresas enfrentam, o planejamento adequado torna-se imprescindível para evitar desperdícios e manter-secompetitivo no mercado. Fazer a opção adequada do regime fiscal, o conhecimento atualizado sobre incentivos e a implementação de estratégias para evitar pagamentos indevidos são medidas fundamentais. Podem reduzir custos, bem como operar com mais segurança e previsibilidade para o futuro da empresa.

De mais a mais, o Escritório Crippa Rey Advogados encontra-se à disposição para prestar esclarecimentos, bem como assessorar as Empresas e sanar eventuais dúvidas sobre o assunto informado.

Porto Alegre/RS, 24 de fevereiro de 2025.  

Rodrigo da Costa Vasconcellos

OAB/SC 50.948

Advogado do Departamento Tributário

Escritório Crippa Rey Advocacia Empresarial